Bem Vindos a Escola Acalento


Pedagogia Waldorf

Berçário e Maternalzinho

O Berçário recebe crianças de 6 a 36 meses. Nessa fase, os bebês aprendem principalmente pelos sentidos, sendo fortemente afetados por tudo o que ocorre à sua volta.

Jardim de Infância

Dos 3 aos 5 anos de idade, brincar para a criança é tão importante. A brincadeira prepara as bases e para a criança descobrir seu mundo pelo caminho da experimentação e da fantasia.

Ensino Fundamental

Agora eles estão prontos! Subir a rampa e ocupar as salas do Ensino Fundamental é o grande desejo das crianças que completam 6 anos e caminham para o desenvolvimento da leitura e da escrita.

O que é Pedagogia Waldorf

Prática criada em 1923 por Rudolf Steiner, a Pedagogia Waldorf adota a concepção de ser humano integral da Antroposofia e contribui para o desenvolvimento físico, anímico e espiritual da criança. Cada etapa do desenvovimento infantil é respeitada em suas características singulares. O querer, o sentir e o pensar é cultivado dia-a-dia para que o homem possa se tornar íntegro em suas ações: mãos, coração e cabeça. A proposta pedagógica Waldorf é apontada pela UNESCO como capaz de responder aos desafios educacionais atuais e futuros do homem. Um dos avanços dessa pedagogia é reconhecer que a principal lição não vem do que está escrito nos livros e manuais, mas nasce da descoberta das reais aptidões de cada aluno, a fim de ajudá-lo a identificar e transpor possíveis obstáculos durante a construção de seus próprios caminhos.

 

Sobre a Escola

A Escola Acalento, criada em 2002 em Lauro de Freitas, é pioneira na prática da Pedagogia Waldorf na Região Metropolitana de Salvador, com turmas do Berçário ao 5º ano. A instituição visa contribuir para a formação de indivíduos autônomos, capazes de, por si próprios, encontrar propósito e direção para suas vidas. As instalações físicas da Escola foram construídas em um terreno de 7 mil metros quadrados a partir de um sofisticado projeto arquitetônico e paisagístico. A vegetação natural está preservada na maior parte de sua área, que inclui pomar e extenso gramado. Um prédio de linhas arredondadas, em completa sintonia com a natureza, abriga salas com luz natural, amplas, transparentes e integradas à área verde, propiciando um saudável ambiente de aprendizagem. A estrutura inclui ainda piscina, anfiteatro, sala de artes, biblioteca, refeitório, cozinha e espaço reservado para o

descanso das crianças, além de 8 salas de aulas de 40m², para no máximo 25 alunos por turma. O currículo contempla todas as disciplinas regulares, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases e o que determina o Ministério da Educação. Além disso, conteúdos e práticas de artes plásticas, teatro, música, natação, culinária, inglês e alemão fazem parte da formação dos alunos. Pelo caminho da arte, que sustenta todos os conteúdos apresentados em sala, a Escola contribui para desenvolver a criatividade e a autonomia da criança, preparando-a para lidar futuramente tanto com o pensamento abstrato quanto com o raciocínio lógico. Em nossa prática, cultivamos um sentimento de reverência à natureza, a convivência harmoniosa e o respeito entre os seres. Aqui, o bem-estar integral da criança é nossa prioridade.

Modos de Ensino

O Berçário recebe crianças de 6 a 36 meses. Nessa fase, os bebês aprendem principalmente pelos sentidos, sendo fortemente afetados por tudo o que ocorre à sua volta. A construção de relações afetivas e de confiança com os adultos que cuidam das crianças nessa faixa etária é extremamente importante. O ritmo diário das refeições, higiene e outras atividades são fundamentais nessa etapa da vida e são programadas com extrema atenção na escola.

Os educadores estimulam hábitos e atividades aparentemente simples – como olhar, falar, ouvir, pegar e segurar objetos – e alimentam a curiosidade e o desejo das crianças de explorar tudo o que está a sua volta. Passeios e brincadeiras ao ar livre e liberdade para a criança experimentar com segurança o mundo ao seu redor completam as atividades que consolidadas as bases para o pleno desenvolvimento físico, emocional e cognitivo infantil.

Brincar, brincar muito. Dos 3 aos 5 anos de idade, brincar para a criança é tão importante quanto trabalhar para o adulto. A brincadeira prepara as bases e para a criança descobrir e compreender seu mundo pelo caminho da experimentação e da fantasia. Elas precisam de espaço, de tempo e de socialização para se desenvolverem bem. Nas salas, o ritmo diário é cuidadosamente planejado e as atividades incluem a repetição de rotinas. Nessa idade, as crianças já têm aulas de natação, música e culinária.

O dia é dividido atividades orientadas, atividades livres e ocupações como regar plantas, arrumar a sala, preparar a mesa para o lanche e organizar brinquedos. O princípio educativo básico nessa idade é o da imitação. A convivência de idades diferentes em uma mesma turma contribui para reproduzir um ambiente familiar onde há irmãos e irmãos menores. Os maiores têm tarefas mais amplas, inclusive a de zelar pelos menores, que futuramente assumirão as mesmas responsabilidades.

Agora eles estão prontos! Subir a rampa e ocupar as salas do Ensino Fundamental é o grande desejo das crianças que completam 6 anos e caminham para o desenvolvimento da leitura e da escrita. O domínio do português, o desenvolvimento da capacidade de interpretação, a conquista das quatro operações aritméticas e as práticas da ciências naturais são os novos desafios a serem vencidos até o 5º ano.

Além de cumprir rigorosamente as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação no que se refere aos conteúdos disciplinares, a Acalento oferece às crianças dessa faixa etária aulas de inglês e alemão, natação e artes. Nas aulas de música, elas aprendem a tocar um instrumento. Nosso projeto pedagógico contempla a conquista da auto-estima e da estabilidade emocional a partir das atividades artísticas que sustentam todas as disciplinas. Essa é a base a partir da qual o aluno parte para a consolidação do pensar racional e abstrato.

Contato
Entre em contato com a Escola Acalento